FOTOGRAFIA CIENTÍFICA

Documentação, identificação, pesquisa

A Fotografia Científica caracteriza-se pela aquisição sistemática e utilização objetiva de imagens no processo de produção científica, podendo ser adquirida em ambientes controlados, como laboratórios, ou na natureza. Com este propósito, as imagens obtidas podem servir de base para a obtenção de dados com a finalidade de contribuir com informações que tragam respostas aos pesquisadores.

A fotografia também desempenha um papel de suma importância na documentação dos processos de interesse no âmbito da pesquisa, fornecendo material para a ilustração dos trabalhos científicos. No contexto ambiental, trata do registro fotográfico de temas que são diminutos, raros, rápidos ou muito difíceis de serem observados a olho nu. Além disso, registra aspectos físicos e ecológicos de ambientes naturais e, também, aspectos culturais e antropológicos.

Olho composto de uma mariposa (Ordem: Lepidoptera) / Fotografia: Artur Moes

O BioCenas tem se dedicado ao uso da fotografia não só como registro de informações mas também como dado científico por si só. Nossas atividades de pesquisa tem enfoque ambiental e nossas linhas de pesquisas versam sobre o levantamento fotográfico da biodiversidade, a caracterização fotográfica dos ambientes naturais, a macrofotografia, a análise de imagens, a divulgação científica e a utilização de fotografias como recurso didático no ensino de ciências. Os resultados obtidos tem dado origem a monografias, dissertações, publicações sob a forma de artigos e comunicações em congressos.

Alga clorófita (Caulerpa sp.) / Fotografia: Antonio Carlos de Freitas
Parte ventral de anfíbio (Ordem: Anura) / Fotografia: Antonio Carlos de Freitas
Muda de lagarto (Ordem: Squamata) / Fotografia: Antonio Carlos de Freitas
Lamelas de cogumelo (Filo: Basidiomiceto) / Fotografia: Artur Moes
Descarga atmosférica (Raio) em área urbana / Fotografia: Artur Moes